Bizarre Universe
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Bizarre UniverseEntrar

Bizarre Universe


descriptionSistema de Tramas e Fillers EmptySistema de Tramas e Fillers

more_horiz
Bem vindo ao tópico sobre Tramas e fillers. Aqui você terá explicação sobre o desenvolvimento da história do personagem, seja ela canônico (trama) ou não (filler). Então sem enrolação, Vamos Lá!

descriptionSistema de Tramas e Fillers EmptyTramas

more_horiz
Aqui falaremos sobre o aclamado desenvolvimento de personagem, e como ele vai funcionar. Bem, o que podemos dizer sobre isso? Veja a seguir.

A trama


Oh minha nossa mas por acaso como isso vai acontecer?
Bem, teremos duas formas de você desenvolver seu personagem. A forma clássica, a Narrada, onde você e o narrador contracenarão como Protagonista e Realizador, sendo você o protagonista de sua própria história e o narrador aquele que realiza tudo que deseja no universo. No entanto caso o método de desenvolvimento seja narrado, o narrador não vai simplesmente chegar e dizer "você estava andando e foi atingido por uma pedra". Não. Se você já ouviu o termo 'encher linguiça', saiba que é exatamente isso que vai acontecer. A boa descrição e riqueza de detalhes torna a narrativa interessante, portanto vamos transformar aquela frase. "Enquanto você andava pelas ruas naquele dia ensolarado, onde a temperatura em si era amena, porém mesmo o mínimo toque de luz solar era capaz de aquecer seu corpo, um baque repentino foi sentido na área esquerda traseira do tórax. Parecia ser algo rígido, que ao simplesmente cair no chão emitiu um som, nítido o suficiente para que soubesse se tratar de uma pedra. Ao virar-se na direção e olhar para o objeto caído, apenas para que confirmasse, pode ver que era uma rocha perfeitamente esculpida em um formato oval."

Viu como ficou muito mais interessante? No entanto, não se esqueça do que foi citado no tópico sobre a barra de conduta, essa atração narrativa pode acabar diminuindo com sua barra de conduta. Por isso sempre mantenha a atenção.

Bem continuando, além da forma Narrada/Clássica, Também temos a forma PAM(Player As Master) que nesse caso, fará com que a aventura seja considerado um filler até que um Narrador, Avaliador ou Administrador notifique como oficial do personagem. Quando for abrir um tópico PAM deve fazer uma solicitação de permissão para a abertura do tópico, e então um narrador vai elaborar um enredo base e postar como primeiro post e abertura do tópico. Logo após isso pode escolher fazer um One Post ou mesmo uma via dupla (Dois players como mestres da história) ou como você preferir melhor. Desde que nenhum player esteja fazendo o trabalho de alguém que tenha cargo para isso. Durante uma via dupla os players devem cooperar entre si, tanto com os acontecimentos quanto com o resultado de suas ações. Enfim, quando o enredo base for cumprido, não importa se houveram ou não adições da parte do player, deve ser enviado para o tópico de solicitação de avaliação para que um Avaliador ou Narrador veja.

No caso de um tópico narrado, o procedimento é parecido. Você deve fazer a solicitação de abertura de tópico e informar o que deseja desenvolver e aonde deseja desenvolver. Mas preste bem atenção. Não vai chegar no tópico e dizer "quero criar uma nova forma para meu stand". Diga que quer evoluir ele. O seu narrador vai decidir que tipo de evolução. Isso também vale para o tema da trama, não só os objetivos. Não diga "ah eu quero uma aventura no Havaí. Sue narrador vai decidir se vai te mandar pra lá. O que você pode fazer são sugestões. Por exemplo "Uma aventura onde poderei conhecer novas pessoas, de preferência em alguma terra distante e nova para meu personagem, algo que tenha bastante entretenimento, mesmo com o perigo possível por perto". Viu fica bem melhor assim.

descriptionSistema de Tramas e Fillers EmptyOs fillers

more_horiz
Bem agora faltaremos sobre os fillers.

Ora mas e quanto aos fillers. Pra que coisas eles vão servir?

Eu vou explicar.

Os Fillers


Os fillers são um leque aberto para a história não presente do seu personagem, ou mesmo momentos que ele viveu dentro da própria cabeça. Por exemplo, histórias de coisas que ele viveu antes de começar a sua aventura correspondente a época do RPG. Algo que viveu quando era mais novo, como os personagens que conseguem desenvolver seus stands desde cedo(exemplo Bonhareff e Kakyoin, que são os mais famosos). Outros exemplos são situações que ocorrem semelhantes a série de Kishibe Rohan, que conta fatos ocorridos em outra épocas entre um período e outro de suas aparições "oficiais"(em tese as que não envolvem os JoJos ou JoBros).

Ainda não entendeu? Pois bem. Filler serão como se fossem apenas histórias. Seja por acontecimentos ou não, elas não irão trazer nenhum tipo de evolução ao seu personagem além de enredo, ou talvez novas experiências, principalmente para o player. Os fillers podem ser usados por exemplo como uma forma de testar como vai se desenvolver com um narrador, ou mesmo como PAM, através de coisas que não afetaram seu personagem por serem externos. Uma coisa a se informar sobre os fillers são as diferenças entre eles. Como temos 2 tipos, os acontecimentos passados e os acontecimentos psicológicos, teremos regras diferentes para cada um.

Ah mas como vou saber diferenciar?
Acontecimentos passados, são coisas referentes a coisas que fazem parte da história do personagem. Elas podem de alguma forma influenciar na construção do personagem, mas de forma alguma em seu processo evolutivo, já que estão "abaixo" do "marco zero", ou seja quando seu personagem começa a agir efetivamente em nosso universo. [ah mas se é um acontecimento do passado deveria dar pontos ou experiência, afinal foi isso que fez o personagem evoluir...] É exatamente por essa razão que não dão ponto algum. Tudo que aconteceu antes do marco zero contribuiu para que o personagem se tornasse quem era no marco zero. Ou seja, esses "pontos ganhados no passado" foram apenas o necessário para que seu personagem chegasse ao marco zero, e não para que isso fizesse algo mais. Entende?

No caso dos acontecimentos psicológicos, ou seja, situações como sonhos conscientes por exemplo, ou ilusões da própria mente, tem a chance de fornecerem pontos de inteligência, ou experiência. Mas não fique esperando esses pontos virem por que serão raros. Vão exigir uma grande desenvoltura do player para que consiga uma pontuação em filler. [Ah mas porque esse filler dá pontos se o outro não?] Por que esse pode acontecer em qualquer momento da história, inclusive no presente. Mesmo que seja por exemplo um sonho consciente, ele vai agregar experiência ao personagem de alguma forma. Por exemplo, suponhasse que o personagem entrou em um sonho onde tinha que lutar contra um exército. Essa situação vai exigir raciocínio, portanto obrigará o personagem a se desenvolver, fazendo assim que tenha direito a dizer que agregou experiência e inteligência.


Última edição por Kuu em Seg Jul 04, 2022 8:08 pm, editado 1 vez(es)

descriptionSistema de Tramas e Fillers EmptyNarrações e PAM

more_horiz

Narrações e PAMs


Agora vou explicar mais sobre o sistema de Narrações e PAMs, visto que dei apenas uma explicada por cima até agora.

Vamos começar pelas Narrações.

Narrações


Bom, agora falaremos sobre o sistema mais conhecido no RPG, as Narrações. Elas normalmente serão o método mais usado por aqui. Nas Narrações, você pode explorar um mundo de incontáveis acontecimentos, sendo mediados por seu narrador. Aí você vai dizer "Minha nossa mas vai ser ele quem vai controlar minha história". Não necessariamente. E agora você deve estar pensando "Ah é mesmo? Então o que ele está fazendo hein espertinho?". Eu prefiro dizer que os narradores são transmissores, que apenas captam a inspiração como uma antena e a transferem para o post, inspiração essa que é infinita e feita sob medida para cada situação. Nunca se perguntou como os narradores parecem sempre estar prevenidos pra qualquer coisa? É essa inspiração que possui suas mentes e carregam elas de forma incrivelmente eficaz para que tenha rendimento para qualquer possibilidade como uma árvore cheia de ramos que partem de outros ramos e assim tem suas várias folhas, mas apenas em alguns lugares tem flores. Vê como a narração é bem mais profunda do que apenas alguém controlando suas história?

E que tipos de Narrações serão feitas? Bem, vamos a lista, teremos a narração tradicional, a narração passiva, e a freestyle.
Hora de explicar.

Na narração tradicional, seu Narrador irá preparar o terreno da maioria das situações, no entanto ainda deixando com que você tome algumas decisões com questão a trama(porém terá que mostrar suas decisões de forma narrativa), no entanto nenhuma das decisões que o player tomar será uma decisão primordial e irrefutável, e nesse modo o Narrador é uma entidade do destino, que define os acontecimentos e seus andamentos, fazendo sempre o possível pra arrastar o player ao ponto que deseja.

Na narração passiva, o Player é quem comanda a maioria dos acontecimentos, decidindo aonde quer ir e o que quer fazer, tornando o narrador passivo as situações, sendo apenas "o mundo". Dizendo qual o resultado de suas decisões apenas e o como o cenário a sua volta está se desenvolvendo de acordo com suas ações. Nesse método de Narração o player "fala mais alto", o que torna este um método consideravelmente instável, visto que o narrador se torna basicamente "a vida" e "o karma", mantendo apenas o universo em funcionamento constante.

Na narração freestyle, o player e o Narrador são como um único ser. É quase como se ambos vivessem no mesmo ser, fazendo com que possam agir de forma cooperativa. Assim o player tem não só o poder de decidir seu caminho, mas também de complementar os cenários onde se encontra, enquanto o narrador tem o poder sobre os acontecimentos e situações resultantes, podendo agir a influenciar o poder do player, porém sem inibi-lo. É uma forma de ambos agirem em conjunto e manter a história funcionando em "duas cabeças".

As PAMs


Essa categoria, que também pode ser vista como "Player as Master" é um pouco diferente da narração comum. Enquanto na narração que a maioria está acostumada o narrador elabora uma trama e executa um papel ativo na sua jornada para fazer com que tudo que pretende corra como ele planejou, nas PAMs a história é pré elaborada pelo player e o narrador se torna "passivo" sendo apenas um causador de casualidades e preservador das leis naturais da vida no RPG. — "Ah mas isso não seria a mesma coisa que o método One Shot?" — Não.
No método One Shot não há narrador e sim um avaliador, que vem e determina se sua visão sobre os fatos está respeitando as leis de funcionamento do universo de JoJo e principalmente, do fórum. Porém, nas PAMs, o narrador atua como uma espécie de "lei de fluxo natural". Ele vai fazer com que o que você deseja que aconteça tenha o curso desejado, no entanto, leis são leis e a vida no universo de JoJo tem sua própria forma de funcionar. E essa ordem será mantida pro ninguém menos que o Narrador.

descriptionSistema de Tramas e Fillers EmptyRe: Sistema de Tramas e Fillers

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder