Narrações e PAMs
Agora vou explicar mais sobre o sistema de Narrações e PAMs, visto que dei apenas uma explicada por cima até agora.
Vamos começar pelas Narrações.
Narrações
Bom, agora falaremos sobre o sistema mais conhecido no RPG, as Narrações. Elas normalmente serão o método mais usado por aqui. Nas Narrações, você pode explorar um mundo de incontáveis acontecimentos, sendo mediados por seu narrador. Aí você vai dizer "Minha nossa mas vai ser ele quem vai controlar minha história". Não necessariamente. E agora você deve estar pensando "Ah é mesmo? Então o que ele está fazendo hein espertinho?". Eu prefiro dizer que os narradores são transmissores, que apenas captam a inspiração como uma antena e a transferem para o post, inspiração essa que é infinita e feita sob medida para cada situação. Nunca se perguntou como os narradores parecem sempre estar prevenidos pra qualquer coisa? É essa inspiração que possui suas mentes e carregam elas de forma incrivelmente eficaz para que tenha rendimento para qualquer possibilidade como uma árvore cheia de ramos que partem de outros ramos e assim tem suas várias folhas, mas apenas em alguns lugares tem flores. Vê como a narração é bem mais profunda do que apenas alguém controlando suas história?
E que tipos de Narrações serão feitas? Bem, vamos a lista, teremos a narração tradicional, a narração passiva, e a freestyle.
Hora de explicar.
Na narração tradicional, seu Narrador irá preparar o terreno da maioria das situações, no entanto ainda deixando com que você tome algumas decisões com questão a trama(porém terá que mostrar suas decisões de forma narrativa), no entanto nenhuma das decisões que o player tomar será uma decisão primordial e irrefutável, e nesse modo o Narrador é uma entidade do destino, que define os acontecimentos e seus andamentos, fazendo sempre o possível pra arrastar o player ao ponto que deseja.
Na narração passiva, o Player é quem comanda a maioria dos acontecimentos, decidindo aonde quer ir e o que quer fazer, tornando o narrador passivo as situações, sendo apenas "o mundo". Dizendo qual o resultado de suas decisões apenas e o como o cenário a sua volta está se desenvolvendo de acordo com suas ações. Nesse método de Narração o player "fala mais alto", o que torna este um método consideravelmente instável, visto que o narrador se torna basicamente "a vida" e "o karma", mantendo apenas o universo em funcionamento constante.
Na narração freestyle, o player e o Narrador são como um único ser. É quase como se ambos vivessem no mesmo ser, fazendo com que possam agir de forma cooperativa. Assim o player tem não só o poder de decidir seu caminho, mas também de complementar os cenários onde se encontra, enquanto o narrador tem o poder sobre os acontecimentos e situações resultantes, podendo agir a influenciar o poder do player, porém sem inibi-lo. É uma forma de ambos agirem em conjunto e manter a história funcionando em "duas cabeças".
As PAMs
Essa categoria, que também pode ser vista como "Player as Master" é um pouco diferente da narração comum. Enquanto na narração que a maioria está acostumada o narrador elabora uma trama e executa um papel ativo na sua jornada para fazer com que tudo que pretende corra como ele planejou, nas PAMs a história é pré elaborada pelo player e o narrador se torna "passivo" sendo apenas um causador de casualidades e preservador das leis naturais da vida no RPG. — "Ah mas isso não seria a mesma coisa que o método One Shot?" — Não.
No método One Shot não há narrador e sim um avaliador, que vem e determina se sua visão sobre os fatos está respeitando as leis de funcionamento do universo de JoJo e principalmente, do fórum. Porém, nas PAMs, o narrador atua como uma espécie de "lei de fluxo natural". Ele vai fazer com que o que você deseja que aconteça tenha o curso desejado, no entanto, leis são leis e a vida no universo de JoJo tem sua própria forma de funcionar. E essa ordem será mantida pro ninguém menos que o Narrador.